quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ensinamentos de MacGyver

este Blog post é patrocinado pela StartSelect

Ultimamente eu tenho pensado em alguns projetos que utilizam Tracking de Video em tempo real. Para aprender e brincar um pouquinho com isso, eu criei um circuitozinho simples, uma "caneta" com LEDs infra-vermelhos na ponta.



Aquela coisa tosca e experimental ali em cima é composta basicamente por 2 pilhas (a de baixo é só pra deixar maior e facilitar a pegada, ela ja não funcionava mais) 2 LEDs e um botão. Os LEDs estão soldados entre si, com seu lado positivo ligado em um dos lados do botão e o outro lado do botão soldado na ponta da pilha. O lado negativo do LED esta ligado a um fio que leva diretamente à parte negativa da pilha.



Porque usar o infra-vermelho e não um LED normal? Como nós não vemos o infra-vermelho, só o computador iria reconhecer que a luz acendeu, as pessoas que tiverem assistindo a interação que eu propor não perceberiam a luz. Claro que eu teria que fazer algo mais bonitinho, mas esse foi o primeiro teste.

um video (mal filmado) mostrando o funcionamento:


Nenhum comentário: